Mapeamento entre Códigos de Centros de Custo e Códigos da Hierarquia de Locais - Cascais

ID dataset: QUAL28

Descritivo: A hierarquia de locais do sistema de saúde é produzida pela ACSS, com base em informações recolhidas a partir da legislação, transmitidas de forma oficial pelas ARS, ULS ou hospitais ou recolhidas direta e automaticamente a partir dos sistemas de informação.

Os centros de custo nascem na contabilidade analítica das instituições (ARS, ULS e hospitais) e são carregados manualmente no RHV pelas instituições.

Cada centro de custo relaciona-se com um e um só código da hierarquia de locais da ACSS.

Cada código da hierarquia de locais da ACSS pode corresponder a zero, um ou mais centros de custo existentes no RHV.

Chave Primária A chave primária ou identificador único de registos desta view e também para a granularidade "centro de custo" é a combinação das seguintes colunas:

  • [cod_mes];
  • [tipo_instituicao];
  • [cod_instituicao];
  • [cod_centro_custo].

A chave primária ou identificador único de registos para a granularidade "local da hierarquia" é a combinação das seguintes colunas:

  • [cod_mes];
  • [nivel_hierarquia];
  • [cod_hier_loc].

Descrição dos Campos:

Período: Especifica o mês a que se aplica a informação.

cod_instituicao: Código da instituição.

cod_centro_custo: Código de centro de custo usado no RHV para a instituição identificada pelos campos [tipo_instituicao] e [cod_instituicao].

des_centro_custo: Descritivo do código de centro de custo.

abrev_instituicao: Nome abreviado da instituição identificada pelos campos [tipo_instituicao] e [cod_instituicao].

des_instituicao: Nome da instituição.

tipo_instituicao: Especifica o tipo de instituição titular do código de centro de custo. São possíveis 2 valores: ARS e ULS.

nivel_hierarquia: Representa o "tipo" e "nível" da hierarquia de locais. O primeiro caracter representa o tipo de hierarquia (podendo assumir os valores "O" e "H"). O segundo caracter é um valor numérico entre 1 e 9 e representa o nível hierárquico.

cod_hier_loc: Código do elemento que mapeia com o centro de custo no nível especificado em [nivel_hierarquia].

nome_uf_serv_depart_hier_loc: Designação do elemento com que mapeia o centro de custo na hierarquia de locais e no nível definidos em [tipo_hierarquia] e em [nivel_hierarquia].

cod_dia_dta_ini_uf_serv_dep: Especifica a data de criação da unidade funcional, serviço, departamento ou unidade orgânica na hierarquia de locais da ACSS. Formato YYYYMMDD.

tipo_uf_serv_depart: Define a tipologia de unidade funcional, serviço ou departamento.

des_tipo_uf_serv_depart: Designação da tipologia de unidade funcional, serviço ou departamento.

cod_area_atuacao_princ_serv: Código que permite especificar a área principal das atribuições conferidas à unidade, serviço, departamento ou outro tipo de unidade orgânica mapeada na hierarquia de locais.

des_area_atuacao_princ_serv: Descritivo do campo [cod_area_atuacao_princ_serv].

cod_nivel_acesso: Código que permite especificar a abrangência do acesso a informação no BI-CSP que será dado aos utilizadores associados ao centro de custo.

des_nivel_acesso: Descritivo do campo [cod_nivel_acesso].

cod_aces_hosp_grupo: Código do ACES ou do hospital ou do grupo agregador a que pertence a unidade funcional ou serviço, usado no nível 4 da hierarquia de locais clássica. Este campo não está preenchido nos códigos correspondentes aos serviços centrais das ARS nem nos códigos pertencentes aos serviços centrais das ULS.

aces_hosp_grupo: Designação do ACES ou do hospital ou do grupo agregador com o código registado em [cod_aces_hosp_grupo].

cod_uls_grupo: Código da ULS ou do grupo agregador a que pertence a unidade funcional ou serviço, usado no nível 5 da hierarquia de locais clássica. Este campo não está preenchido nos códigos correspondentes aos serviços centrais das ARS.

uls_grupo: Designação da ULS ou do grupo agregador com o código registado em [cod_uls_grupo].

cod_ars_rs: Código da ARS a que pertence a unidade funcional ou serviço, usado no nível 6 da hierarquia de locais clássica.

ars_rs: Designação da ARS registada em [cod_ars_rs].

cod_mes_ini_mapeam_cc_hier_loc: Especifica o mês em que pela primeira vez o centro de custo e o elemento da hierarquia de locais foram mapeados no passado. Formato YYYYMM.

cod_mes_ini_nome_uf_serv_dep: Especifica o mês em que pela primeira vez o centro de custo e o elemento da hierarquia de locais foram mapeados no passado com a mesma designação na hierarquia de locais. Formato YYYYMM.

cod_dia_data_refer: Especifica a data de referência do mapeamento. Formato YYYYMMDD.

Ordem: Ordenação lógica dos registos. Permite ordenar os registos de forma a que fiquem juntos os das mesmas instituições fazendo a ordenação habitual dos organogramas."

Período temporal: Desde dezembro 2017.

Periodicidade de atualização: quinzenal.

Número de registos anuais expectáveis: 254 (média).

Se detetou alguma anomalia ou pretende deixar uma sugestão para melhoria do conjunto de dados, faça-nos chegar a sua avaliação: https://forms.office.com/r/G5dswwYrzw

Dados e Recursos

Informação Adicional

Campo Valor
Fonte SNS - Portal da Transparência https://transparencia.sns.gov.pt/explore/dataset/mapeamento-entre-codigos-de-centros-de-custo-usados-no-rhv-e-codigos-da-hierarqu
Autor ACSS - Administração Central do Sistema de Saúde, IP
Gestor CMC - Equipa Cascais Data
Última Atualização 16 de Agosto, 2022, 14:23 (Etc/UTC)
Data de criação 14 de Janeiro, 2019, 14:13 (Etc/UTC)